Hoje o mercado oferece diversos tipos de torneiras, para facilitar a compra e ajudar na escolha vamos dividir esses modelos em algumas categorias para entender seu funcionamento e local adequado para instalação.
Torneira com Mecanismo ¼ de volta
Hoje o modelo mais utilizado em residências, seu sistema de abertura é mais fácil e prático. Por ser ¼ de volta (90 graus) sua abertura, o desgaste do reparo é menor, aumentando a durabilidade.
O reparo pode ser fabricado em Plástico ou Metal com sistema de vedação cerâmico, sendo o de metal mais indicado devido à resistência. Conheça alguns modelos clicando aqui
Torneira com MVS comum (Mecanismo Móvel Substituível)
Esse modelo possui sistema de abertura comum, geralmente de duas voltas. Sua vedação é feita através de vedante de borracha. Ao passar do tempo o vedante precisa ser substituído, por ser borracha deforma e causa vazamento.
Torneira Misturador
Sistema com dois volantes para abertura, sendo o lado direito para agua fria e o esquerdo para agua quente.
Esse sistema permite dosar e controlar a temperatura da agua, é necessário aquecimento solar, gás ou elétrico.
A vantagem em relação ao Monocomando é que este, normalmente não necessita de pressão de água mais alta, ou seja ideal para casas térreas ou instalação no último andar muito próximo da caixa da água, ou seja com baixa pressão de água.
Torneira Monocomando
Esse modelo possui o diferencial de ser apenas um volante para abertura, você regula a temperatura e volume de agua apenas com uma mão.
Modelo muito utilizado em lavatórios e cozinhas, possui modelos gourmet para cozinha e para churrasqueiras.
É necessário aquecimento solar, gás ou elétrico.
Em alguns modelos é necessária pressão de agua maior para funcionamento total. (m.c.a, ou seja: Metros de Coluna de Água) Conheça alguns modelos clicando aqui
Consulte nos sobre os modelos que trabalhamos e suas características, clicando aqui.
Como Comprar a Torneira Ideal para meu ambiente?
As torneiras podem ser fabricadas em Metal ou Plástico ABS, porém o metal possui maior resistência a corrosão e a desgaste de componentes.
É importante verificar o diâmetro da bica, se possui componentes plásticos como volante de abertura, reparo interno m.v.s plástico ou peças que podem ressecar e quebrar com facilidade. Se atentar a altura da bica em relação a cuba, pois uma bica muito alta pode espirrar água e dificultar a utilização.
Cada modelo possui um diferencial como bica móvel, acionamento por sensor, reparo ¼ de volta de metal, sistema que proporciona economia de água como arejador, regulador de vazão e outros.
Principais tipos de Torneiras
Torneira com Mecanismo ¼ de volta: Hoje o modelo mais utilizado em residências, seu sistema de abertura é mais fácil e prático. Por sua abertura ser de ¼ de volta (90 graus), o desgaste do reparo é menor, aumentando a durabilidade.
O reparo pode ser fabricado em Plástico ou Metal com sistema de vedação cerâmico, sendo o de metal mais indicado devido à resistência.
Torneira com sensor de aproximação: Esse sistema é acionado por sensor de aproximação e evita a contaminação cruzada, pois não utiliza contato manual. Modelo indicado para consultório, clinicas, banheiros públicos e banheiros para deficiente. Proporciona ótima economia de água e evita desperdício pois ela fecha automaticamente.
Torneira com fechamento automático: esse modelo diminui as chances de desperdício de água com o seu desligamento automático.
Torneira de Pressão: Sistema acionado manualmente com fechamento automático, muito utilizado em banheiros públicos, vestiários, salões de festa e outros.
Proporciona excelente economia de água pois possui um ciclo de acionamento menor, o qual libera apenas a quantidade necessária de água para o uso.
Manutenção:
É importante também verificar se a marca possui assistência técnica. Evitar produtos importados que não possuem assistência técnica no Brasil. Geralmente esses produtos são incompatíveis com a nossa pressão de água e podem não funcionar bem.
Outro ponto importante é verificar se a torneira escolhida possui peças de reposição, para uma eventual manutenção por desgaste.
Deixe um comentário